Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O Boi-de-mamão


Antes que alguém me pergunte o que vem a ser boi de mamão, devo informar que é um folguedo, ou seja, uma festa popular que ocorre em Santa Catarina, comumente no litoral, em decorrência da influência dos açorianos que colonizaram aquele pedaço do país. Claro, que utilizei essa expressão no sambinha para dar uma conotação lúdica e ao mesmo tempo como referência aos medos advindos do amor (bernunça), enfim às transformações, às mortes e ressurreições desse sentimento que é o amor (o próprio boi).

Estive em Floripa em julho de 2008 e nas proximidades da Lagoa da Conceição tava acontecendo esta manifestação folclórica e fiquei bem encantado e curioso para saber mais sobre aquela festa, pois possui uns personagens bem bacanas, um deles por exemplo, a bernunça é um bicho feio com uma boca enorme que acaba por comer algumas crianças (óbvio, que previamente determinada né), as demais entram em verdadeiro pânico e isso causa um certo frisson nos guris. É bem bacana ver isso. Aquele personagem deve entrar no imaginário infantil e deve acompanhar até a vida adulta, representado pelos medos infundados que carregamos ao longo da vida, diante das adversidades.

A bernunça

Tecnicamente, o boi de mamão envolve dança e cantoria em torno do tema épico da morte e ressurreição do boi. O enredo utilizado é que Mateus, um homem simples do interior da ilha (Floripa), possui um boi de estimação que após comer algo que o faz mal acaba morrendo. Desesperado, Mateus busca ajuda do médico e curandeiro para ressucitá-lo. O boi ressucita e toda a freguesia festeja. Os personagens presentes são: o boi, a cabrinha, bernunça, Maricota, cavalinho, Mateus, a viúva e o filhote da bernunça. Enfim, caso queiram mais informações, consultem o Dr. Google.

Os personagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário